O Rejuvenescimento íntimo é um conjunto de tratamentos que suavizam os efeitos do envelhecimento na parte estética e da saúde da área íntima feminina. Contribuindo para a solução de problemas como flacidez na região da vulva e vagina, problemas urinários, ressecamento, falta de lubrificação e dores durante relação sexual. Portanto é um procedimento que beneficia clinicamente e melhora a autoestima e inseguranças da mulher.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS APLICÁVEIS?
Laser e radiofrequência
São tratamentos que utilizam ondas de calor para melhorar a nutrição dos tecidos, estimular as células envelhecidas a produzirem o colágeno, suavizando a flacidez do tecido da vulva e vagina e o aspecto dos pequenos e grandes lábios vulvares. Também atuam na flacidez das paredes vaginais com o aumento do trofismo, melhorando a incontinência urinária de esforço.
Ainda ocorre o estímulo da produção da lubrificação vaginal, impactando positivamente no ressecamento vaginal durante a relação sexual, que muitas vezes acaba machucando e até causando sangramento em algumas mulheres. Ainda melhora a flora vaginal diminuindo os casos de infecção urinária e vaginais, sintomas comuns do envelhecimento.
Peelings e Microagulhamento
São usados para o clareamento de vulva e região perianal por meio de renovação celular.
Preenchedor e os bioestimuladores
Utilizados para a melhora do formato e textura da pele da vulva que sofre uma atrofia com o envelhecimento, ou mesmo uma assimetria de grandes lábios
Esses procedimentos são seguros?
Essas técnicas são seguras desde que sejam realizadas por profissionais especializados.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES
- Pós-menopausa período que ocorre uma queda dos hormônios femininos, principalmente dos estrógenos, causando uma atrofia dos órgãos genitais com a diminuição da produção de lubrificação vaginal, podendo a levar a dor ou sangramento durante a relação sexual.
- O laser é indicado, nos casos de paciente que apresenta câncer da mama ou qualquer câncer hormonal e até mesmo apenas uma contraindicação ao uso dos hormônios da menopausa. Sua ação na região genital é semelhante ao impacto dos hormônios, mas sem os efeitos colaterais dos mesmos.
- No pós parto imediato: Quando a mulher dá à luz e ocorre uma queda abrupta dos hormônios. Também durante a amamentação ou apresentando um quadro de menopausa precoce. Nesses casos muitas pacientes se queixam de falta de lubrificação e dor na relação sexual, estando preconizado fazer 1 sessão de laser antes mesmo de terminar a quarentena pós parto, para retornar as funções vitais da vagina e essa paciente ir para uma relação pós parto mais confiante, pois melhora a lubrificação e flacidez.
- Incontinência urinária de esforço. A flacidez das paredes vaginais pode causar diretamente a incontinência urinária de esforço, e o laser ou a radiofrequência vaginal melhora o tônus vaginal, sendo um tratamento bastante recomendado.
- Infecção urinária e monilíase de repetição. Por diminuição da secreção vaginal na menopausa ocorre um desequilíbrio da flora vaginal, e o tratamento pode amenizar as ocorrências.
- Flacidez pós bariátrica: A flacidez da vulva, vagina e raiz de coxa podem ser tratadas com laser, radiofrequência ultraformer e bioestimuladores.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS PÓS LASER?
- Uso de roupas mais largas após o procedimento.
- Não ter relação sexual por 7 dias após o laser.
No restante podem fazer suas atividades habituais.
EXISTE ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO AOS TRATAMENTOS?
Sim. Por isso é muito importante procurar o seu médico para que possa ser avaliada e saber se a paciente é uma boa candidato para esses tratamentos.